Prefeita envia projeto de lei para Câmara que estabelece aumento da taxa de lixo para residências

Não é segredo para ninguém que há muito tempo os comerciantes frutalenses reclamam do valor cobrado pela Prefeitura para fazer a coleta do lixo.

Aliás, muitos proprietários de oficinas mecânicas afirmam que continuam pagando a taxa de coleta de lixo, mas não usufruem do serviço, já que há algum tempo a Prefeitura deixou de coletar o lixo das oficinas da cidade.



Para tentar minimizar um pouco as críticas feitas pelos comerciantes frutalenses que afirmam não suportarem mais pagar tantas taxas e impostos, a prefeita Maria Cecília Marchi Borges enviou, no início do mês de outubro, um projeto de lei para a Câmara dos Vereadores que em que ela propõe a diminuição do valor da taxa de coleta de lixo que é cobrada para os estabelecimentos comerciais e industriais. 

O problema é que para oferecer essa redução aos comerciantes e aos industriários, a prefeita impõe que a coleta de lixo residencial sofra um aumento considerável. Ou seja, quem vai acabar pagando a conta mais uma vez é o cidadão comum. 

Para que você tenha uma ideia do quanto esse aumento proposto pela Prefeita Ciça vai pesar no bolso do cidadão comum, é importante que você saiba que uma pessoa que mora em uma residência de até 90 metros quadrados, hoje paga R$ 52,80 de taxa de lixo. Caso essa lei seja aprovada esse mesmo cidadão passará a pagar R$ 79,20. Um aumento de 15 por cento, que certamente vai fazer a diferença principalmente para aquelas famílias mais humildes.

Tabela de como ficará o cálculo para a cobrança da taxa de lixo, caso o projeto de lei enviado pela prefeita seja aprovado


Depois que a informação de que a Prefeita Ciça havia enviado esse projeto de lei ganhou as redes sociais e causou revolta entre os internautas. O vereador Edivalder Fernandes se manifestou em uma rede social dizendo que depois de consultar os setores contábil e jurídico da Câmara, ele junto com os vereadores Joab e Gleiva fizeram uma emenda no projeto de lei, essa emenda proposta pelos três vereadores cancela o aumento para as residencias e mantém a redução da taxa para os comerciantes.

Agora é esperar para saber o que os vereadores irão decidir em plenário: se irão aprovar o aumento proposto pela Prefeita Ciça ou se irão ouvir o clamor popular e apoiar a redução proposta pelos vereadores Edivalder, Gleiva e Joab. Com a palavra e o poder de decidir, os 15 nobres vereadores que compõem o legislativo frutalense.

Abaixo você pode ler o projeto de lei na íntegra:

https://drive.google.com/file/d/1wrv7bjmN82zuVvwc-3RGMGv8PbRhMowT/view?usp=sharing

Comentários