Tribunal de Contas aponta uma série de irregularidade na compra da merenda em Carneirinho

O Tribunal de Contas do Estado  acaba de fazer uma advertência formal ao prefeito de Carneirinho, Cássio Rosa Assunção , após descobrir uma série de irregularidade na compra e no armazenamento dos produtos alimentícios que compõem a merenda escolar dos colégios municipais de Carneirinho, cidade que fica a cerca 200 quilômetros de Frutal.


A auditoria foi realizada e após análise da Unidade Técnica do TCE mineiro, concluiu-se que a forma de aquisição não obedecia às normas legais vigentes e a instalação de estoque não atendia às diretrizes básicas.



A equipe do TCE verificou falhas formais e procedimentais nos pregões realizados para aquisição de alimentos para as cantinas de escolas, causando prejuízo aos cofres públicos, por não terem observado o princípio da competitividade e concorrência e as normas exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O Tribunal de Contas do Estado então determinou a citação do prefeito municipal, Cássio Rosa Assunção; da secretária Municipal de Educação, Ivanda Ribeiro de Assunção; da pregoeira, Cláudia Aparecida de Almeida Oliveira; e da diretora do Departamento de Vigilância Sanitária, Epidemiológica, Endemias e Controle de Zoonoses, Mariuza Aparecida Maia Gonçalves. 

O Tribunal de Contas recomendou que a Prefeitura de Carneirinho observe as regras legais aplicáveis para formalização dos processos de compra de bens e de contratação de serviços para as escolas  junto a Secretaria Municipal de Educação para atender as advertências da Anvisa.

O TCE intimou também o responsável pelo controle interno da prefeitura para que cumpra o dever de apoiar o Controle Externo e alertou que a reincidência das impropriedades poderá acarretar multa.

Comentários