Copasa encontrou mais de 200 ligações irregulares, os populares gatos, em Frutal no último um ano e meio

De janeiro de 2017 até o meio desse ano, a Copasa flagrou mais de 200 ligações clandestinas de água em diversos bairros de Frutal, o que dá uma média de um gato descoberto a cada quatro dias. 

Os gatos mostram suas ‘garras’ por todos os cantos. Bairros de classes alta, média e também nos bairros mais humildes. A maioria das ligações clandestinas são encontradas em residências e ainda não é muito comum encontrar gatos em estabelecimentos comerciais.

De acordo com o gerente da Copasa em Frutal, Jaime Gabriel de Freitas, a maioria dos gatos são descobertos pelos funcionários graças as denúncias anônimas que são feitas através do número 115. "Na grande maioria das vezes descobrimos o gato graças a denúncias feitas pelos próprios vizinhos do infrator. É lógico que não queremos causar complicações para pessoa que fez a denúncia por isso depois que recebemos a ligação esperamos alguns dias para irmos até o local denunciado".



Jaime ainda ressalta que mesmo que a pessoa esteja cometendo um crime, que é o furto de água, a política da empresa é não expor e nem causar constrangimentos ao infrator. "Quando chegamos na casa onde pode existir o possível gato, normalmente falamos para o morador que viemos fazer uma checagem no sistema. E mesmo quando constatamos que realmente existe a ligação irregular, não tornamos esse fato público, essa não é política da empresa. A Copasa entende que este é um assunto que deve ser tratado da maneira mais discreta possível".

Sobre o perfil das pessoas que cometem esse crime, Jaime explica que vai desde de pessoas que tem muito dinheiro e não precisariam cometer este tipo de delito até cidadãos que realmente não têm condições financeiras para pagar a conta de água. "Para esses que realmente não têm condições explicamos que a Copasa disponibiliza a tarifa social que pode gerar uma grande economia para a família".

Tarifa Social

A Tarifa Social da Copasa, que tem o objetivo de contribuir na redução de desigualdades sociais e pode diminuir em até 40% o valor da conta de água e esgoto, beneficia atualmente mais de 800 mil famílias mineiras. 

De acordo com o gerente da Copasa em Frutal, Jaime Gabriel de Freitas, a Tarifa Social é voltada para famílias de baixa renda. “A meta central da Copasa é levar água de qualidade e serviços de esgotamento sanitário a todo o Estado e, para isso, é fundamental que algumas políticas diferenciadas sejam aplicadas, tendo em vista os diferentes níveis econômicos da população".

Ele explicou que o acesso à Tarifa Social é simples: a família deve estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e possuir uma renda mensal, por pessoa, de até meio salário mínimo. Também é preciso que as faturas da Copasa estejam e continuem em dia.



Para solicitar a inclusão no programa, compareça à agência de atendimento da Copasa mais próxima de sua casa e leve os seguintes documentos: CPF, RG ou título de eleitor; uma conta de água/esgoto. Caso a conta de água não esteja no nome do beneficiário, apresente ainda algum documento que comprove vínculo ao imóvel, como, por exemplo, a guia do IPTU, Registro de Imóvel, contrato de compra e venda ou contrato de locação. O documento deverá estar em nome de algum membro do grupo familiar do beneficiário.

A redução no valor da conta de água e esgoto é calculada de acordo com o consumo de cada família, sendo que quem economiza e consome menos tem maior desconto, conforme demonstrado a seguir:

Faixa de Consumo                Redução %
Até 6 m³                                  40%
Maior que 6 e até a 10 m³      20%
Maior que e 10 até 15 m³       10%







Comentários